sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Acre vai ser palco do II Congresso Pan Amazônico


Rio Branco, capital do Acre, recebe no mês de junho o II Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia. O evento deve receber cerca de 700 participantes vindos dos estados brasileiros e países da região amazônica. Além dos temas médicos, o evento também discutirá assuntos que ultrapassam as fronteiras. De acordo com o doutor João Carlos Pina Saraiva, um dos organizadores do evento, “no momento em que muito se fala de conflitos diplomáticos do Brasil com alguns dos países citados acima, pouca gente sabe que alguns hemocentros brasileiros, por motivações solidárias, fornecem sangue e hemocomponentes para pacientes bolivianos e paraguaios que habitam em cidades fronteiriças. Trata-se de um procedimento que tem sido muito discutido, é muito polêmico e necessita de regulamentação oficial. No II Pan teremos fórum de discussão sobre o assunto.” Leia entrevista completa:



1)Qual a importância do II Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia que acontece em Rio Branco(AC) entre os dias 24 a 26 em junho de 2009?
O II Pan será realizado na capital do Acre ( Rio Branco), que faz fronteira com outros países da bacia amazônica e que tem ocupado o noticiário nacional e internacional como um dos pólos de preservação da floresta amazônica.
Os congressos Pan Amazônicos atendem a uma expectativa regional dos países e departamentos amazônicos ( Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela, Guiana Inglesa, Suriname e Caiena ) que, apesar de serem limítrofes, não compartilham experiências, dificuldades e soluções regionais, dispersando, assim os conhecimentos adquiridos.

2)Quais são os temas a serem abordados no evento? O programa já está fechado?
O programa não está fechado mas abordará a hematologia tropical, acidentes com animais peçonhentos e larvas, anemias, oncologia, hemostasia e trombose, logística da distribuição de sangue na região, atenção aos portadores de doenças do sangue na região e temas gerais de educação continuada, além de oficinas de captação de doadores de sangue e engenharia clínica. Também teremos cursos pré-congresso voltados aos profissionais das diversas áreas de saúde.

3)Haverá temas específicos para atender particularidades da região Norte do país?
No momento em que muito se fala de conflitos diplomáticos do Brasil com alguns dos países citados acima, pouca gente sabe que alguns hemocentros brasileiros, por motivações solidárias, fornecem sangue e hemocomponentes para pacientes bolivianos e paraguaios que habitam em cidades fronteiriças. Trata-se de um procedimento que tem sido muito discutido, é muito polêmico e necessita de regulamentação oficial. No II Pan teremos fórum de discussão sobre o assunto.


4)Haverá diferença entre o congresso que será realizado em Rio Branco em relação ao primeiro que aconteceu em Manaus? Qual(is)?
O citado acima será uma das diferenças. A evolução do tratamento de doenças hematológicas, o lançamento de novos medicamentos serão alguns dos diferenciais

5)Que avaliação o senhor faz do primeiro congresso?
O I Pan teve um êxito que superou todas as nossas expectativas mais otimistas. Tendo sido totalmente organizado pelo hemocentro do Amazonas, com apoio do CBH e da SBHH, imediatamente foi relacionado na grade de eventos oficiais das duas instituições, conferindo-lhe maior importância. O II Congresso Pan Amazônico será o primeiro congresso organizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH ).

6)Qual sua expectativa de participantes do encontro em Rio Branco?
700 participantes

7)Haverá participação estrangeira (palestrantes ou delegações)?
Inicialmente é prevista a participação de palestrantes e delegações de todos os países da região amazônica e de outros países estrangeiros.

8)Como serão feitas as inscrições?
As inscrições serão feitas em site próprio do evento que será em breve disponibilizado.

Nenhum comentário: