segunda-feira, 7 de julho de 2008

Entrevista: XII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea

São Paulo será sede do XII Congresso de Transplante de Medula Óssea


O XII Congresso de Transplante de Medula Óssea, realizado pela Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), vai acontecer no próximo dia 30 de agosto a 02 de setembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças. “A programação irá privilegiar a interação com outras especialidades como Histocompatibilidade, Enfermagem e Laboratório de Transplante, o que já é uma tradição nestes tempos de trabalhos multidisciplinares”, afirma o Dr. Frederico Dulley, presidente do Congresso em carta publicada no site da SBTMO. Leia a entrevista.

CBH Online - Qual a importância deste XII Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea?

Dr. Frederico Dulley - É um encontro que vai reunir vários profissionais. Teremos a participação de profissionais de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, médicos. O que tem de mais moderno na literatura internacional e nacional será abordado no congresso. É uma maneira de deixar todos atualizados e esperamos para o Congresso mais ou menos 1.200 participantes e vários convidados da Europa e Estados Unidos.

CBH Online - Quais os critérios para convidar os profissionais estrangeiros?

Dr. Frederico Dulley - 90% dos convidados são transplantadores. Isto oferece uma variedade de assuntos que só vai depender do participante em escolher o que assistir. Por exemplo, quem vai falar sobre transplante de mieloma múltiplo tem bastante experiência e várias publicações na área. Também teremos âncoras, que virão para o encontro, que são profissionais brasileiros, que moram no exterior, e que também fazem transplantes. É um evento pensado em oferecer o melhor ao participante para sua atualização.

CBH Online Com a criação dos bancos de cordão umbilical haverá aumento nos transplantes?

Dr. Frederico Dulley - Certamente haverá aumento no número de transplantes, principalmente para crianças. Porque um dos fatores limitantes dos transplantes do cordão umbilical é o volume de células necessárias por quilo/peso. Portanto, haverá mais possibilidade para as crianças. É um avanço certamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

com certeza vou comparecer a este evento.