sexta-feira, 4 de julho de 2008

Entrevista: Linfomas no Rio - Uma Jornada com Elaine Jaffe - Integrando clínicos e patologistas

Confira a entrevista com um dos coordenadores do evento o Dr. Nelson Spector.


CBH - Qual a importância deste evento para os profissionais brasileiros?

Será um evento com duas características importantes. A primeira é a presença entre nós da mais destacada hematopatologista da atualidade, que tem liderado com sucesso o desenvolvimento de uma concepção moderna e aceita universalmente dos linfomas. A segunda característica do encontro será a integração clínico-patológica, essencial para o trabalho correto em nossa área.

CBH - Quais os critérios para escolha do programa do evento?

O programa constará de três seminários e uma conferência. Nos seminários serão discutidos 18 casos selecionados por patologistas brasileiros de vários estados, e cujo material foi enviado para a Dra. Elaine Jaffe para análise. Na conferência, a Dra Jaffe nos falará sobre a atualização da classificação dos linfomas, que deve ser publicada em setembro de 2008.

CBH - Qual a importância da doutora Elaine Jaffe para a patologia?

A Dra. Elaine Jaffe fez toda a sua carreira no "National Cancer Institute" americano, onde chefia a Seção de Hematopatologia há 28 anos. A sua produção científica atinge números impressionantes: 696 artigos no Journal Citations Report, com mais de 34 mil citações.

CBH - O Brasil está bem na área?

O Brasil sempre teve uma esplêndida patologia. Temos brilhantes hematopatologistas atuando em diversas instituições brasileiras, sobretudo nas universidades, e este evento faz parte dos esforços para motivar e formar uma nova geração de hematopatologistas.

Nenhum comentário: