
“Conhecer o perfil do doador de sangue é muito importante. Saber quando ele (doador) quer doar sangue, onde quer doar, onde se sente mais confortável. Ao conhecer seus atos de vida é possível oferecer um serviço adequado e personalizado e isto faz com que do doador venha mais vezes”. A afirmação é da responsável pelo marketing do Banco de Sangue da Catalunha (ESP), Elisenda Serra, que participou do primeiro dia do HEMO 2008, que acontece em São Paulo até o próximo dia 10.
A Espanha é um dos países com maior índice de doadores, 39,2 por 100 mil habitantes. No Brasil são 17 para cada 100 mil habitantes. “Ela (Elisenda) mostrou qual a diferença entre fazer marketing e campanha de doação de sangue. Mostrou o lado científico e como se deve trabalhar uma doação de sangue. Na realidade, o marketing é um trabalho planejado, com pesquisa de informações, pesquisa da clientela. Precisamos criar uma cultura de marketing dentro dos hemocentros”, explica o diretor da SBHH, João Carlos Pina Saraiva.
O diretor-presidente do Hemocentro Dimas Tadeu Covas concorda com Elisenda. “Não podemos mais tratar a doação de sangue com campanhas que não conseguem atingir seus objetivos. Ela mostrou a eficácia do marketing na captação de doadores de sangue e essa visão deveremos implantar para colhermos melhores resultados”, afirmou.
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